2004-07-09

É amanhã dia 10 de Julho...

E vou eu para o antro da loucura descontrolada. Só de pensar tenho medo...

2004-07-08

Não gosta, mete na beira do prato!

A Criação do Mundo aqui...

O Galo É O Dono Dos Ovos

O galo é o dono da casa
a galinha, da cozinha
ou se porta direitinha
ou apanha com a asa
que o galo é o dono da casa

O galo canta de galo
a galinha, cacareja
e o pintainho deseja
o fim de tanto badalo
e o galo canta de galo

O galo come faisão
a galinha é quem o assa
e o pobre do pinto passa
passa uma fome de cão
e o galo come faisão

O galo é o dono dos ovos
a galinha é quem os bota
e o pinto é compatriota
da miséria de outros povos
que o galo é o dono dos ovos

Por mais que cante de galo
o galo está a dar o berro
é que nem com mão de ferro
faz do pinto seu vassalo
por mais que cante de galo

Anda amarelado o galo
como a gema que o pariu
o sol nunca lhe sorriu
quanto ao pinto, é um regalo
não há sol que não o tisne
o galo canta de galo
para o pinto é o canto do cisne

"O Mestre" Sérgio Godinho :)

Cócórócóró para vocês, e nunca se esqueçam do Pinto que nunca foi em cantigas (cacarejos), porque desta vez o mar bateu na rocha mas quem se lixou não foi o mexilhão!

2004-07-07

Afeiçoamento

É impressionante como nos afeiçoamos às coisas e, principalmente, aos sitios. Hoje despedi-me do sitio onde vivi durante 5 anos. Era a minha casa, onde passava mais tempo que na minha verdadeira casa. Conhecia-lhe os racantos, os segredos, as coisas que lá se passavam com tudo e com todos. A minha escola!
Nessa escola vivi tantos momentos bons, cada vez melhores à medida que se avançava no tempo e este foi, para mim, o melhor ano lá passado. Nunca esquecerei aquele espaço, o seu cheiro, o seu chão, os seus cantos e recantos, as suas pessoas, as suas memórias, as suas imagens.. tudo! É claro que tudo isto é necessário, se passase mais um mês que fosse ali enlouquecia... mas as saudades já são tantas e ainda agora acabou.
Agora deixou de ser o meu dia-a-dia para passar a ser memórias e é isso que doi!

On a jet plane...

I'm living on a jet plane... ou então não.
Começam os preparativos para uma viagem não num jet plane mas sim num carro velhinho, com um calor dos diabos. É já no Sabado que me vou por a andarilhar, não para um concerto, mas para a montagem da Festa do Avante.
É com grande alegria que vejo chegar esta altura, onde me dedico mais de corpo (de alma é o ano todo) à militancia. Mais que um fim-de-semana de trabalho arduo é uma segunda festa (dia 21 e 22 de Agosto lá estarei de novo), embora o trabalho seja muito cansativo é um cumbibio dos diabos! Não vou nem com o Papá nem com a Mamã, vou mesmo com o pessoal da JCP, não sei se vou sair de lá viva embora tenha muitas duvidas mas só espero curtir muito antes de falecer de cansaço, ou alegria, ou loucura sem medicamentos, ou outros motivos quaisquer que não cabe aqui dizer!
Aqui vou eu para o Fogueteiro... Quem quiser lá aparecer para ajudar ou mesmo só por ir que dê uma apitadela!

2004-07-06

As palavras não chegam

Vivo o melhor momento em termos de amizade de toda a minha vida.
Antes tinha aquelas manas que hão-de ficar para sempre, com as quais (às vezes bastava cruzar um olhar e já estava) e continua a ser assim e há-de ser assim sempre!
Agora é mais maior grande :). Desde que os palhacitos do meu coração entraram no Cerco (ou foi o Cerco que se transformou?) é tudo tão maior. Entendemo-nos às mil maravilhas, explicar esta amizade assim é impossivel, gostava de gritar ao mundo a sua grandeza mas já não cabe nas palavras. Brinca com elas, volta-as ao contrário e elas acabam por não dizer mesmo o que eu quero e não acho as correctas, talvez porque não existam, talvez porque todas as que eu experimente me saibam a pouco...
Por isso deixo a sua descrição ao sabor de cada olhar que trocamos, esse sim, descreve-a tão bem...

2004-07-04

Ah, e já agora um apelo, não sejam inconscientes ao ponto de pôr a culpa na equipa da Grécia ou no Arbitro. Se bem vos lembro andaram semanas e semanas a cantar aquela musica que diz assim: "Bonito, bonito é dar o litro. Não pôr as culpas no gajo do apito." ou " [a culpa] é do Arbitro, é do campo, é de quem nos deu uma coça. Chega! É um murro na mesa!...". É esta a altura de se lembrarem do bom senso desta letra!

Final da Palhaçada

Desde o inicio que me criticam, me dizem: "não sejas assim Joana" sempre que eu lanço maus presságios e digo que deveriamos ser eliminados! Era essa minha vontade mas no fundo torcia pela minha equipa. Desde o inicio me chamaram de não-patriota e eu aceitei, sabendo que no fundo eu era a mais patriota de todos. O nosso país atravessa uma crise profunda de todos os pontos de vista e é com isso que eu estou preocupada. No entanto, não partilho o patriotismo bimbo que sinto no ar desde o inicio do Euro, aquele patriotismo de futebol, fado e fátima (lembram-se da politica dos 3 F's?), aquele pratriotismo dos patriotas apenas na hora de jogar futebol e que ao longo de todo o ano estão-se marimbando para o estado do país e faltam às urnas em dia de eleger quem nos governa, aqui e lá fora. E isso irrita-me profundamente. Pior cego é aquele que não quer ver.
Sim, sempre mandei bocas sem sucesso (ninguém vê o absurdo da situação, é inacreditavel), mas estava a torcer pela minha selecção porque todos já sabem que eu adoro Futebol, o espectaculo em si. O que eu detesto e condeno é o espirito vivido pelos portugueses desde o inicio do Euro.
Temos à porta uma nova Constituição, para quem não sabe (a maioria). A nova Constituição diz que todas as leis aprovadas na Comissão Europeia são posta em vigor cá em Portugal, automáticamente. Ora raciocinem comigo, se eles lá é que decidem e se nós, dos que lá estão, apenas votamos em 24, não deidimos quem é que aprova as leis logo, é-nos tirado o direito de escolha do nosso futuro. Isto é grave, ou não? Não! Grave é a Selecção perder!
Espero (com pouca fé) que hoje os Portugueses percebam que o futebol não decide que pessoa será o nosso próximo Primeiro Ministro, que o futebol não aumenta a qualidade de vida, nem os salários, nem as reformas. Futebol é bonito, mas atenção aos extremos!

O dia Depois de Amanhã

De repente, o ambiente alterou-se: deixou de haver jogos de futebol todos os dias, os jornais, as rádios e as televisões deixaram de falar do tornozelo do Nuno Gomes, da coxa do Pauleta, da relação do Figo com a Senhora de Fátima. Conseguirão os Portugueses sobreviver?


O DIA DEPOIS DE AMANHÃ
(Em exibição em todo o país!)


Luis Afonso in revista "Pública", cartoon "Sociedade Recreativa"

Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks


Rota de colisãO

Lá, entre o Sol e o Si